RENATTA

RENATTA

PARA TRANESCREVER ME FAZ VIAJAR EM LUGARES DISTANTES ONDE O CORAÇÃO E A MENTE VOAMSCREVER AO PAPE

PARA TRANESCREVER ME FAZ VIAJAR EM LUGARES DISTANTES ONDE O CORAÇÃO E A MENTE VOAMSCREVER  AO PAPE
Sou....Mulher amiga, amante, mãe...Mulher que inicia seu dia trabalhando...E termina, amando...Mulher que protege, luta briga e chora.. E que nunca deixa o cansaço.. Tirar o seu sorriso, sua força, a esperança..Que está sempre pronta a amar, e proteger a sua prole... Sua vida, o seu amor..Mesmo que esteja chorando por dentro..No seu olhar esta sempre presente.. A força de lutar por tudo o que quer Mesmo cansada.. Está sempre pronta para seguir em frente..E quando cai, se levanta tirando de sua queda..Uma grande lição..Aprendendo então, a passar por cima das armadilhas da vida.. Mulher Guerreira que se torna..Forte e frágil ao mesmo tempo...Que busca dentro de seu interior a força..Que chora para poder se fortalecer..Através das lágrimas que rolam.. Que se levanta para poder...Levantar a quem está em sua volta..Precisando de uma palavra de carinho..De esperança, de amor... Essa é a mulher guerreira Que se faz de forte..Mas ao mesmo tempo é tão frágil...Como um cristal...Mas que não se deixa quebrar tão facilmente... Sou filha de Iansã....e de Ogum... SIMPLESMENTE RÊ

Seguidores

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

“Humildade"

“Humildade
Senhor, fazei com que eu aceite
minha pobreza tal como sempre foi.
Que não sinta o que não tenho.
Não lamente o que podia ter
e se perdeu por caminhos errados
e nunca mais voltou.
Dai, Senhor, que minha humildade
seja como a chuva desejada
caindo mansa,
longa noite escura
numa terra sedenta
e num telhado velho.
Que eu possa agradecer a Vós,
minha cama estreita,
minhas coisinhas pobres,
minha casa de chão,
pedras e tábuas remontadas.
E ter sempre um feixe de lenha
debaixo do meu fogão de taipa,
e acender, eu mesma,
o fogo alegre da minha casa
na manhã de um novo dia que começa.”
Percebo, através dos textos lidos, que o Existencialismo se divide em duas dimensões: 
existencialismo de Sartre, Heidegger, Nietzsche e Merleau Ponty e o existencialismo teísta de Victor Frankl, Kierkegaard, Ranier Maria Rilke. 
Independente de base teológica, e, a seu modo, todos existencialistas são provocadores, críticos, inquietos, poéticos, instigadores, realistas, sem medo de ser o que são…
Quando li este poema de Cora Coralina, uma poeta do interior do estado de Goiás, como Drumond e Adélia Prado em Minas, fiquei encantada com a “pobreza”. Adélia mora em uma casinha de pedra, um carrinho simples na garagem, árvores no quintal, com uma mesa de madeira mineira na sua sala de jantar, e escreve a luz de velas…  a vejo na feira, na igreja, conversando com os visinhos…tudo muito pobre…estar com ela e ouvi-la falar, pois, tenho esta graça, sou praticamente sua vizinha, é embeber-se de sabedoria. Parece que a sabedoria anda de mãos dadas com a pobreza.
Estes versos falam de nossa condição existencial: a pobreza. Só a sabedoria com nossa existência trágica, nos fará descobrir esta nossa condição. E demora… até chegarmos lá, onde Adélia e Coralina chegaram, aja peleja, aceitação, tolerância, amor… Do contrário ufanamos fortes, poderosos, damos conta de tudo, e nosso corpo vivido acaba por carregar um peso morto, das nossas ilusões…
Neste poema, a Aninha, como era chamada, faz uma prece. Pede. Pede que aceite sua condição de pobreza, pois é assim que se é. Aceitar o que se é. Assumir a responsabilidade do que se é. Ser livre para ser o que é, e, para vir-a-ser, sem lamentações. Heidegger não fala de pobreza. 
A pobreza é melhor entendida pela boca dos poetas. Eles sabem falar de coisas sagradas, mesmo que seja para revelar-nos: homens desamparados, lançados ao devir, ser-para-a-morte. Heidegger e Coralina se aproximam.
Eles entenderam o existir. Nossa existência é trágica, há morte, dor e sofrimento. O Dasein se angustia diante de tanta pobreza. Vive uma vida inautêntica, provisória, agitada, vazia. Os apelos do ontológico, que mostram nossa pobreza, falam da nossa condição. O homem tem uma relação peculiar com o Ser. Não é como os demais entes.  Ele encontra sentido nas coisas. Sofre os condicionamentos de sua existência, mas é mais que seus próprios condicionamentos, pois é abertura às possibilidades…
O Dasein pode se fortificar. Ele pode aceitar a inexorabilidade da existência: somos seres-para-a-morte, há em nós uma pobreza ontológica, originária. Superar a angústia de morte e assumir a finitude da vida. Esta é a liberdade do homem: “agradecer a vós, minha cama estreita, minhas coisinhas pobres…”
Frankl fala de valores vivenciais. Encontramos o sentido da vida por meio de valores de vivência. Apreciar o seu próprio existir e felicitar. Degustar e saborear a vida, os momentos que acontecem. Estamos na lua quarto crescente…o sabiá laranjeira na minha janela, o pé de feijão que nasceu sem pedir na trinca da soleira, a  maria-sem-vergonha no caminho para o trabalho…contemplar o belo, valorizar a estética da vida, surpreendermos, encantarmos com a existência: “acender eu mesma o fogo alegre da minha casa, na manhã de um novo dia que começa”.
Não há neutralidade. Sou-ser-no-mundo. Minhas vivências são lotadas de sentido e a partir delas que faço ciência. A começar em mim. No mundo, na vida, mundo-da-vida. O que tenho é minha subjetividade, minha história real, minha existência, e ela não pode ser negada, pois corre o risco de ser instrumentalizada, reificada. A existência contrapõe a essência.  A existência é dinâmica, mutável, a essência é estática. Sou, logo penso. Primeiro existo, sou existente, e assim posso pensar e buscar minha essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário