RENATTA

RENATTA

PARA TRANESCREVER ME FAZ VIAJAR EM LUGARES DISTANTES ONDE O CORAÇÃO E A MENTE VOAMSCREVER AO PAPE

PARA TRANESCREVER ME FAZ VIAJAR EM LUGARES DISTANTES ONDE O CORAÇÃO E A MENTE VOAMSCREVER  AO PAPE
Sou....Mulher amiga, amante, mãe...Mulher que inicia seu dia trabalhando...E termina, amando...Mulher que protege, luta briga e chora.. E que nunca deixa o cansaço.. Tirar o seu sorriso, sua força, a esperança..Que está sempre pronta a amar, e proteger a sua prole... Sua vida, o seu amor..Mesmo que esteja chorando por dentro..No seu olhar esta sempre presente.. A força de lutar por tudo o que quer Mesmo cansada.. Está sempre pronta para seguir em frente..E quando cai, se levanta tirando de sua queda..Uma grande lição..Aprendendo então, a passar por cima das armadilhas da vida.. Mulher Guerreira que se torna..Forte e frágil ao mesmo tempo...Que busca dentro de seu interior a força..Que chora para poder se fortalecer..Através das lágrimas que rolam.. Que se levanta para poder...Levantar a quem está em sua volta..Precisando de uma palavra de carinho..De esperança, de amor... Essa é a mulher guerreira Que se faz de forte..Mas ao mesmo tempo é tão frágil...Como um cristal...Mas que não se deixa quebrar tão facilmente... Sou filha de Iansã....e de Ogum... SIMPLESMENTE RÊ

Seguidores

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

POR QUE PSICÓLOGO NÃO PODE ATENDER AMIGOS E PARENTES?


POR QUE PSICÓLOGO NÃO PODE ATENDER AMIGOS E PARENTES?

O Conselho Regional de Psicologia diz: “A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).”
 
Ou seja, fica a critério do psicólogo e de sua abordagem teórica. Nos meus atendimentos utilizo a psicoterapia de base analítica que para poder ter um bom encontro analítico é necessário que não tenha um vinculo familiar ou amigo. Por quê? Bem é muito simples, irei ilustrar um exemplo de como seria atender um paciente-amigo/familiar.
 

UM EXEMPLO

Imagina que “Fulano” é um amigo de longa data, passamos por algumas situações e histórias em comum, de repente ele vem pedir meus serviços psicólogos e eu digo que irei atendê-lo.
 
Ao iniciarmos a terapia iríamos ter uma imagem de como é cada um de nós, eu então ficaria com alguns pontos cegos para serem analisados. Poderia fazer algumas perguntas intimas que ele não se sentiria confortável de responder, já que às vezes pode refletir sua amizade comigo.
 
Na psicoterapia com base analítica é muito importante a questão de projeção e de transferência, isto é, colocar no outro aquilo que é meu ou que nego em mim, e sentimentos e emoções depositadas no psicólogo. Na terapia constantemente os pacientes projetam no psicólogo e essa projeção é muito importante para análise.
 
Quando já temos um contato, o processo de transferência ocorre, mas não é tão significativo quanto o que se fosse atender quem não conhecemos. Pois também envolve o sentimento do psicólogo – que chamamos de contratransferência – para o paciente e quando há um contato fora do setting terapêutico perde-se a qualidade da visão do psicólogo.
 
Por fim gostaria de dizer que na minha visão o atendimento com conhecidos e familiares não é eficaz, mas o psicólogo pode ter uma conversa como amigo e não como analista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário